Família dos atobás.
O atobás são aves Suliformes da família Sulidae, características de mares tropicais e subtropicais, como a costa brasileira, por exemplo. Do porte de uma gaivota, com asas compridas e estreitas, possui uma plumagem cor café contrasta com a barriga branca, que quando filhote fica toda branca. Possui ainda uma cauda cuneiforme, grandes membranas natatórias, em pés totipalmados, e um bico pontudo serrilhado, porém não apresenta narinas esternas, exceto quando ainda está na fase embrionária.
Habitante de praias, ilhas e rochedos, o atobá se alimenta de peixes e crustáceos, que captura ao mergulhar. A alimentação deste exímio mergulhador, que pode atingir até 20m de profundidade, está baseada em sardinhas, anchovetas, maria-luisas e lulas.
Seus ninhos são feitos de gravetos secos, ossos de outras aves, ramos com folhas verdes e penas. Durante o período de incubação e no início da vida dos filhotes, o atobá adulto é bastante agressivo quando se trata de incursões em território, seja indivíduos de sua espécie, outras aves ou seres-humanos.
Atobá-pardo - Sula leucogaster