|BUSCA NOMES COMUNS|abcdefgijlmopqrstuv
Portuguese English French German Italian Spanish

Mergulhão-pequeno - Tachybaptus dominicus

Ordem Podicipediformes

A ordem dos Podicipediformes engloba apenas uma família, a Podicipedidae. É um grupo de vasta distribuição, estando presente em todos os continentes, exceto nas regiões polares e em algumas ilhas oceânicas. É composta por aves como os mergulhões, que frequentam rios e lagos.

Os podicipediformes são aves de porte médio, de comprimento variando de 22 a 76 cm e peso de 100g a 1,6 Kg. A plumagem é geralmente castanha ou cinzenta, sendo a zona ventral mais clara. O dimorfismo sexual, se presente, ocorre apenas na época de reprodução, entretanto a fêmea pode apresentar o corpo e o bico menores que o do macho. O pescoço é alongado e termina numa cabeça arredondada com bico curto, por vezes encurvado. O corpo é estreito, com as patas localizadas quase na zona terminal, uma adaptação à natação e ao mergulho que torna estas aves bastantes desajeitadas em terra. As asas são curtas mas fortes, permitindo voo durante longas distâncias e retrizes rudimentares.

Família Podicipedidae Bonaparte, 1831 - Mergulhões

Temos 75 visitantes e Nenhum membro online

Fatbirder's Top 1000 Birding Websites

Curitiba possui 30 Parques e cerca de 81 milhões m² de área verde preservada. São 55m² de área verde por habitante, três vezes superior ao índice recomendado pela Organização Mundial de Saúde, de 16m². No Brasil, é a cidade onde a Mata Atlântica é melhor preservada. 

Com aproximadamente 400 espécies identificadas na cidade, entre nativas, migratórias e exóticas, segundo livro publicado pela Prefeitura Municipal de Curitiba, iniciamos nossas passarinhadas nestes Parques, queremos lembrar que não se trata de um trabalho científico e sim o registro da nossa paixão pelas aves.


Hierarquia dos taxons pertencentes à classe Aves de todas as aves do Brasil baseada na lista de aves do Brasil de janeiro de 2014 do CBRO (Comitê Brasileiro de Registro Ornitológico).

Os Textos são de consulta do site: http://www.wikiaves.com.br/.