|BUSCA NOMES COMUNS|abcdefgijlmopqrstuv
Portuguese English French German Italian Spanish

Tucanuçu - Ramphastos toco

Ordem Piciformes

Ordem de pica-paus, tucanos, araçaris e afins. Aves de pequeno e médio porte que habitam preferencialmente áreas com arboreamento em densidade, utilizando esses ambientes como esconderijo, nidificação e para a alimentação baseada em frutos, insetos e pequenos animais. As aves dessa ordem precisam de fontes proteicas, o que explica os diversos fragrantes de captura de insetos e mesmo pequenos anuros e répteis _ os pica-paus são assim denominados por furarem os troncos das arvores a procura de comida e a ariramba executa vôos curtos colhendo no ar pequenos seres alados que passam pelo seu campo de ação. Os piciformes se distinguem também pela coloração de suas plumagens, sempre multicor e vistosa, destacando-se como belos exemplares da ave-fauna.

Família Capitonidae Bonaparte, 1838 - Capitães 
Família Ramphastidae Vigors, 1825 - Tucanos e araçaris 
Família Picidae Leach, 1820 - Pica-paus

Temos 45 visitantes e Nenhum membro online

Fatbirder's Top 1000 Birding Websites

Curitiba possui 30 Parques e cerca de 81 milhões m² de área verde preservada. São 55m² de área verde por habitante, três vezes superior ao índice recomendado pela Organização Mundial de Saúde, de 16m². No Brasil, é a cidade onde a Mata Atlântica é melhor preservada. 

Com aproximadamente 400 espécies identificadas na cidade, entre nativas, migratórias e exóticas, segundo livro publicado pela Prefeitura Municipal de Curitiba, iniciamos nossas passarinhadas nestes Parques, queremos lembrar que não se trata de um trabalho científico e sim o registro da nossa paixão pelas aves.


Hierarquia dos taxons pertencentes à classe Aves de todas as aves do Brasil baseada na lista de aves do Brasil de janeiro de 2014 do CBRO (Comitê Brasileiro de Registro Ornitológico).

Os Textos são de consulta do site: http://www.wikiaves.com.br/.