|BUSCA NOMES COMUNS|abcdefgijlmopqrstuv
Portuguese English French German Italian Spanish

Pombo-doméstico - Columba livia

0
Família
0
Espécies

Ordem Columbiformes

Ordem de Pombas, rolas e dodôs. Aves com vasta distribuição geográfica, sendo algumas espécies bastante comuns no meio urbano (se aproveitando com muita propriedade dessa convivência com os humanos). Entre as características físicas mais comuns estão a cabeça relativamente pequena em relação ao corpo, bicos curtos e dedos moles e bastante desenvolvidos, além do ceroma, protuberância que nas columbiformes ocorre logo acima das narinas. A plumagem é rica em pó, que substitui a secreção da glândula uropigeana (responsável pela formação do muco o qual as aves espalham com o bico por toda a penugem dando assim uma proteção impermeabilizante). Quando voam produzem um som sibilante devido as suas rêmiges (penas das pontas das asas que ajudam na estabilidade e navegabilidade dos indivíduos em voo) sonoras. São geralmente granívoros e frugívoros, sendo dispersores dos vegetais dos quais se alimentam, já que eles não são triturados ao serem deglutidos. Outra característica interessante é a fácil perda das penas em situações de estresse.

Família Columbidae Leach, 1820 - Pombas e rolas

Temos 31 visitantes e Nenhum membro online

Fatbirder's Top 1000 Birding Websites

Curitiba possui 30 Parques e cerca de 81 milhões m² de área verde preservada. São 55m² de área verde por habitante, três vezes superior ao índice recomendado pela Organização Mundial de Saúde, de 16m². No Brasil, é a cidade onde a Mata Atlântica é melhor preservada. 

Com aproximadamente 400 espécies identificadas na cidade, entre nativas, migratórias e exóticas, segundo livro publicado pela Prefeitura Municipal de Curitiba, iniciamos nossas passarinhadas nestes Parques, queremos lembrar que não se trata de um trabalho científico e sim o registro da nossa paixão pelas aves.


Hierarquia dos taxons pertencentes à classe Aves de todas as aves do Brasil baseada na lista de aves do Brasil de janeiro de 2014 do CBRO (Comitê Brasileiro de Registro Ornitológico).

Os Textos são de consulta do site: http://www.wikiaves.com.br/.