|BUSCA NOMES COMUNS|abcefgijlmopqrstuv
Portuguese English French German Italian Spanish

Chauna torquata - Tachã

0
Espécie

Família Anhimidae

Família composta por apenas três espécies sul-americanas reunidas em apenas dois gêneros, sendo de ocorrência em território brasileiro, apenas duas espécies. Apesar de seu parentesco próximo com os anatídeos, apresentam os dedos dos pés livres, unidos apenas por uma membrana rudimentar em sua base, pois, apesar de viverem próximos d'água, não nadam em águas livres como seus parentes, e frequentemente empoleiram em árvores. Vivem na beira de rios e áreas pantanosas adjacentes e sua dieta é essencialmente vegetariana. Sua vocalização consiste em gritos fortes, audíveis a longa distância. Seus ninhos consistem numa plataforma de plantas paludícolas sobre o solo encharcado ou em áreas pantanosas, onde chocam de três a seis ovos brancos ou amarronzados. Os cuidados de incubação e da alimentação dos nidífugos são divididos pelo casal. Costumam voar em correntes térmicas a grande altitude, ao lado de outras aves, como urubus, tuiuiús e biguatingas. Apesar do porte avantajado, não sofrem a perseguição de caçadores, que reputam sua carne como de má qualidade. Costumam se defender de predadores, especialmente de mamíferos carnívoros. Para isso, utilizam os esporões afiados presentes no encontro das asas, particularmente quando defendem seus ovos ou filhotes.

Anhima cornuta (Linnaeus, 1766) - anhuma 
Chauna torquata (Oken, 1816) - Tachã 

Temos 61 visitantes e Nenhum membro online

Fatbirder's Top 1000 Birding Websites

Curitiba possui 30 Parques e cerca de 81 milhões m² de área verde preservada. São 55m² de área verde por habitante, três vezes superior ao índice recomendado pela Organização Mundial de Saúde, de 16m². No Brasil, é a cidade onde a Mata Atlântica é melhor preservada. 

Com aproximadamente 400 espécies identificadas na cidade, entre nativas, migratórias e exóticas, segundo livro publicado pela Prefeitura Municipal de Curitiba, iniciamos nossas passarinhadas nestes Parques, queremos lembrar que não se trata de um trabalho científico e sim o registro da nossa paixão pelas aves.


Hierarquia dos taxons pertencentes à classe Aves de todas as aves do Brasil baseada na lista de aves do Brasil de janeiro de 2014 do CBRO (Comitê Brasileiro de Registro Ornitológico).

Os Textos são de consulta do site: http://www.wikiaves.com.br/.