|BUSCA NOMES COMUNS|abcefgijlmopqrstuv
Portuguese English French German Italian Spanish

Águia-cinzenta - Urubitinga coronata

0
Espécies

Família Accipitridae

Grande família cosmopolita de aves de rapina, especialmente abundantes na América do Sul e com muitos gêneros restritos ao continente americano. Reúne espécies de pequeno, médio e grande porte e está representada em todos os biomas brasileiros. São predadores e atacam todos tipos de presas por meio de técnicas variadas, conforme adaptações morfológicas próprias a cada espécie. Umas poucas espécies consomem certos frutos e outros itens alimentares estranhos, em complementação à sua dieta carnívora ou insetívora. Ocorrem espécies com bicos especializados para determinado tipo de presa, como no gênero Rosthramus. Muitas espécies planam em correntes ascendentes a grande altura, ao lado de urubus e muitas desenvolvem hábitos migratórios, percorrendo grandes distâncias, especialmente quando oriundas do Hemisfério Norte. A maioria das espécies vive solitária ou aos casais e poucas desenvolvem hábitos gregários. Usualmente nidificam em plataformas de galhos construídos sobre árvores, escarpas rochosas ou no solo, havendo pouca variação quanto aos padrões de nidificação, bem como em relação aos ovos; maculados na maioria das espécies. Dependendo da oferta de alimento oferecida pelos pais, o filhote mais velho frequentemente mata a bicadas seu irmão mais novo caso escasseie o alimento, um fenômeno conhecido como “complexo de Caim e Abel” ou ”Cainismo”. Ocorrem também espécies com grande dimorfismo sexual e outras com plumagens similares em ambos os sexos, mas com diferenças consideráveis no tamanho, sendo os machos, usualmente, menores que as fêmeas.

Temos 79 visitantes e Nenhum membro online

Fatbirder's Top 1000 Birding Websites

Curitiba possui 30 Parques e cerca de 81 milhões m² de área verde preservada. São 55m² de área verde por habitante, três vezes superior ao índice recomendado pela Organização Mundial de Saúde, de 16m². No Brasil, é a cidade onde a Mata Atlântica é melhor preservada. 

Com aproximadamente 400 espécies identificadas na cidade, entre nativas, migratórias e exóticas, segundo livro publicado pela Prefeitura Municipal de Curitiba, iniciamos nossas passarinhadas nestes Parques, queremos lembrar que não se trata de um trabalho científico e sim o registro da nossa paixão pelas aves.


Hierarquia dos taxons pertencentes à classe Aves de todas as aves do Brasil baseada na lista de aves do Brasil de janeiro de 2014 do CBRO (Comitê Brasileiro de Registro Ornitológico).

Os Textos são de consulta do site: http://www.wikiaves.com.br/.